-->

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Duas cidades da Bahia estão entre mais violentas do Brasil



Mata de São João e Simões Filho ocupam
                  o segundo e terceiro lugares do ranking
                             
A cidade de Caracaraí (RR) passou a baiana Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, no ranking das cidades brasileiras com maior taxa de homicídios. Os dados são do Mapa da Violência, versão 2014 foram divulgados nesta quarta-feira (30).
Em Caracaraí, houve uma explosão de assassinatos no ano em questão. Os sete registros de 2011 viraram 40 em 2012. Com o recorde de 56,3 mil assassinatos em um único ano, a taxa do Brasil ficou em 29 casos/100 mil habitantes, um crescimento sobre os 27,1 de 2011. 
O país é hoje a 7º nação mais violenta do mundo, de acordo com o relatório. Simões Filho, Mata de Sâo João, Itabuna, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Itaparica são algumas das cidades baianas que estão na lista.Os dados do Mapa da Violência foram retirados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde.Os números são referentes ao ano de 2012 justamente porque é preciso consolidar os registros dos 5,5 mil municípios do país para fazer a comparação. 
Vale ressaltar que a taxa – a melhor maneira de comparar cidades dos mais diversos tamanhos – só foi calculada para aquelas com mais de 10 mil habitantes, para “neutralizar oscilações em municípios de pequeno porte”.

(Ibahia)

BA:Prefeito morre depois de atentado em Itagimrim



Morreu por volta das 23h30 desta terça-feira (29), no Hospital Geral de Eunápolis, o prefeito de Itagimirim, Rielson Lima, do PMDB. Rielson, que tinha 51 anos, foi atingido por vários tiros, um pouco antes das 19h, em frente a um bar no centro de Itagimirim.O prefeito foi trazido em estado grave para o hospital de Eunápolis em uma ambulância avançada do Samu. De acordo com o secretário de Saúde de Eunápolis, Mário Gontijo, a cirurgia terminou por volta das 23h. 
Ainda de acordo com a informação, Rielson apresentava diversas perfurações no abdômen e tórax. Houve muito sangramento durante o procedimento cirúrgico e o prefeito não resistiu a uma hemorragia.

O crime

O autor dos tiros, conforme o prefeito falou para um policial à paisana que lhe prestou os primeiros socorros, estava encapuzado. Rielson estava sentado em frente ao bar, em companhia de um parente e amigos quando foi atingido.

A polícia informou que, depois de atingido, Rielson ainda correu por uma praça, que fica a poucos metros do prédio da prefeitura, mas foi perseguido pelo criminoso por quase 15 metros. O bandido fugiu em uma moto. Outros marginais, que estariam em um carro, teriam dado apoio ao assassino.

O policial que prestou socorro a Rielson afirmou que o prefeito dizia que achava que não iria resistir. 

Toda a polícia da região está mobilizada na busca dos criminosos. Até o momento ninguém foi preso. A motivação do crime ainda é desconhecida.

Rielson Lima - que era tido pela comunidade como uma pessoa pacífica, ainda não tinha chegado à metade do seu segundo mandato. O prefeito conseguiu se reeleger na última eleição. Casado com a secretária municipal de Assistência Social, Saadya Vieira, Rielson deixa filhos, um deles pequeno.
(RADAR 64)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Começa hoje inscrição para o Sisutec; Bahia tem 8 mil vagas



Começam nesta segunda-feira (21) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), no site do programa. Nesta edição, serão ofertadas 289.341 vagas em ensino técnico, todas gratuitas.
O programa oferece 8 mil vagas em 11 municípios da Bahia. Em Salvador, são 4.368 vagas em nove instituições de ensino. Os cursos com maior oferta de vagas são técnico em eletrônica (450), técnico em logística (420) e segurança do trabalho (400).
Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais.
As áreas com maior oferta de vagas em todo o país são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557).
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8.
As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que cursaram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem. O preenchimento será por ordem de inscrição, no período de 11 a 20 de agosto. O candidato terá dois dias para fazer a matrícula na instituição, senão perde a vaga.
O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec). O processo seletivo ocorre duas vezes por ano.
(Correio)

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Itagibá: Prefeito e vereadores foram a Brasília resolver problemas ralacionados a FIOL no Japomirim



Com o objetivo de solucionar problemas envolvendo desapropriação de lotes no Distrito de Japomirim, onde passarão os trilhos da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL, com os vereadores do município, Joelson Novais (Presidente da Câmara), Antonio da Cerâmica (vereador e líder comunitário) e Wiliam Moreira; juntamente com o Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB), se reuniram com o Diretor Executivo da VALEC, José Lúcio Lima Machado, em Brasília, onde firmaram compromisso para execução de intervenção na drenagem das obras em Japomirim, a fim de combater as enchentes provocadas pelas águas pluviais naquela localidade.

(ASCOM Itagibá)

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PRE solicita impugnação de 30 candidatos na Bahia


A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) solicitou a impugnação de registro de 30 candidatos no estado. Sete concorrem à vaga de deputado federal e os demais a de deputado estadual. A relação dos candidatos impugnados está disponível nosite da PRE. O órgão analisou 982 pedidos de registro de candidatura na Bahia.
As ações levam em consideração a Lei de Ficha Limpa (nº 135/2010), que não permite que candidatos com "ficha suja" participem das eleições. O principal problema encontrado na Bahia foram políticos que tiveram as contas rejeitadas pelos Tribunal de Contas da União, Estado e Municípios.
A Justiça Eleitoral deve analisar as ações de impugnação propostas pela PRE. Os candidatos com registros impugnados têm sete dias para entrar com recurso.

Da Redação

terça-feira, 15 de julho de 2014

IFBA Jequié abre inscrições para bolsistas PRONATEC para Ipiaú




Estão abertas as inscrições para seleção simplificada de bolsistas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC - para a unidade remota de Ipiaú, vinculada ao IFBA campus Jequié. Os cursos serão oferecidos nos turnos matutino, vespertino e noturno e as vagas são voltadas para profissionais externos. Para se inscrever, o candidato deve preencher a Ficha de Inscrição presente no Edital nº 24/2014 e entregá-la junto ao Curriculum Vitae, pessoalmente ou por meio de procuração, no setor DIREH, na sala 65 do IFBA Campus Jequié, entre os dias 14 e 18 de julho, das 14h às 17h.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

UBATÃ: 4 MORTOS EM CHACINA NA RUA DA VÁRZEA



Ocorreu uma chacina na noite deste domingo 13.07, por volta das 21:20 na Rua da Várzea. Segundo informações de pessoas que estavam no local, um carro que chegou as margens da BR 330 com homens fortemente armados, disparando varias vezes, tiros fatais de pistola 380 e espingarda calibre 12 contra quatros homens identificados como Pezão, Isaias, Alef e ainda um menor que ainda chegou a ser socorrido morrendo a caminho do Hospital. A Guarnição da Policia Militar fez diligencias na região mais não conseguiu encontrar os suspeitos. Este crime bárbaro foi presenciado por vários populares mais ninguém fala sobre o ocorrido prevalecendo a lei do silêncio. Agora já se contabiliza 12 mortes só neste ano de 2014, chegando a bater recorde de mortos em um só ano. A polícia continuará investigando o caso.
( Ubatã Realidade)

CONTINUA A TODO VAPOR CRESCIMENTO IMOBILIÁRIO RESIDENCIAL EM JAPUMIRIM



Ipiauenses são maioria, mas hoje se encontra gente oriunda de várias partes da Bahia e do Brasil como parte integrante do fenômeno de crescimento imobiliário residencial no distrito de Japumerim, Itagibá.
A estrada margeando o rio das Contas, ligando a vila à fazenda Baviera, tem sido o ponto preferido para a construção de casas de alto padrão, condomínios fechados e abertos, loteamentos que surgem diáriamente, atraindo cada vez mais gente em busca de paz e sossego para morar.
Enretanto a expectativa de adquirir um terreno no local tem ficado mais difícil com a especulação imobiliária, já que os lotes tem aumentado muito de preço nos últimos meses. A valorização dos terrenos tende a ficar ainda maior, uma vez que já existe um projeto da Prefeitura Municipal de Itagibá de pavimentar parte da estrada.
Outra consequência que deverá se fazer notar nos próximos anos, com a continuidade da tendência de construções no local, será o fortalecimento do pleito pela emancipação do distrito, que tem cada vez mais recebido incremento na sua população.

Redação Ipiaú on Line

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Empresa desenvolve Chip anticoncepcional


Imagem: Reprodução

A fundação mantida pelo criador da Microsoft, Bill Gates, está financiando uma pesquisa feita pela empresa americana MicroChips, que pode transformar em coisa do passado a pílula anticoncepcional e o implante de hormônios para evitar a gravidez. É um microchip eletrônico para ser implantado sob a pele e que vai evitar a gravidez. O chip tem um sistema onde uma corrente elétrica de baixa intensidade derrete, momentaneamente, o lacre de um pequeno reservatório onde fica o hormônio anticoncepcional. O sistema pode ser ajustado remotamente para permitir, por exemplo, que a mulher que deseje engravidar dê um comando evitando a liberação do hormônio. Por ser extremamente concentrado e liberado direto na corrente sanguínea, a quantidade de anticoncepcional em cada dose é muito pequena o que, pelos cálculos dos especialistas, garante uma durabilidade de 15 anos para cada implante. O objetivo da fundação Bill e Melinda Gates é permitir que mulheres de baixa renda tenham acesso ao sistema de graça.

(Correio)

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Brasil quer atrair investimento russo para ferrovias



Em 2014, diversos leilões de ferrovias brasileiras serão abertos e o governo quer atrair a Rússia para investir nos mesmos. A visita do presidente russo, Vladimir Putin, ao país será o momento ideal para consolidar o tratamento preferencial de investimentos entre os dois países. As dificuldades enfrentadas pelo Brasil para atrair investimentos privados nacionais para as ferrovias seria um dos motivos da busca ativa pelas empresas dos parceiros nos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Além da Rússia, a China também já mostrou interesse nesse mercado.
 As informações são do Bahia Notícias.

Relação do TCM tem 100 "sujos" da região


O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco de Souza Andrade Netto, entregou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Lourival Almeida Trindade, a relação de políticos que tiveram as contas rejeitadas.
A relação traz os nomes de gestores que tiveram as contas reprovadas entre 2005 e 2012. A lista deve ser usada pelos promotores públicos eleitorais para tentar barrar os políticos considerados ficha suja.
Na relação entregue ao TRE estão cerca de 100 nomes de políticos dos municípios do sul da Bahia. Entre os nomes mais conhecidos estão os dos ex-prefeitos de Itabuna, José Nilton Azevedo e Fernando Gomes.
De Ilhéus estão na lista os ex-prefeitos Newton Lima e Valderico Reis. A relação traz ainda nomes de ex-prefeitos de Aurelino Leal, Barro Preto, Camacan, Itapé, Itajuípe, Itacaré, Itapetinga e Buerarema.
Também fazem parte da relação os ex-prefeitos de Arataca, Jussari, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Una, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Canavieiras e Santa Cruz da Vitória.
Já na lista de ex-presidentes de Câmara de Vereadores que tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios estão Clovis Loiola, de Itabuna, Jailson Alves do Nascimento, de Ilhéus.
Além de constar na lista dos considerados políticos ficha suja, Clovis Loiola e Jailson Nascimento foram acionados pelo Ministério Público Estadual por irregularidade com dinheiro público.
Na relação foram incluídos ainda nomes de ex-presidentes de Câmaras de Vereadores de municípios como Almadina, Itaju do Colônia, Camacan, Pau Brasil e Barro Preto.
( A Região)

Vídeo: homens assaltam loja em Jaguaquara e atiram em populares


  


Três homens armados assaltaram uma loja de confecções localizada na Avenida Presidente Médici, no entroncamento do município de Jaguaquara, no Sudoeste baiano, na manhã desta terça-feira (8). De acordo com informações publicadas pelo Site Binho Locutor, durante a fuga os bandidos atiraram em pessoas que estavam na redondeza do estabelecimento. O trio estava a bordo de um veículo modelo Pálio Wekeend de cor vinho, de placa não identificada e fugiram pela BR-116, sentido Jequié.
Uma das pessoas que estava nas imediações da loja, identificado como Tayrone Sales, foi atingido por um dos tiros disparados pelos bandidos quando saiam do estabelecimento. Ele foi socorrido para o Hospital de Jaguaquara e o seu estado de saúde é estável.A Polícia Militar da cidade foi acionada, mas não conseguiu alcançar o grupo.
( Bocão News)

terça-feira, 8 de julho de 2014

Candidatos baianos prometem gastar até R$ 190 milhões nas eleições de outubro




A campanha para governador e senador na Bahia será cara: conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os postulantes deverão gastar aproximadamente R$ 188 milhões em despesas de campanha.

O teto é estabelecido pelo comitê financeiro de cada chapa no ato do registro das candidaturas, mas no decorrer da campanha pode sofrer alteração. Só a corrida para governo pode custar pouco mais de R$ 133,5 milhões.
O candidato que declarou maior teto foi o governista Rui Costa (PT), com R$65 milhões. Em seguida aparecem o ex-governador Paulo Souto com R$ 38 mi, a senadora Lídice da Mata (PSB) com R$ 20 milhões, o postulante Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) com R$10 milhões, o economista Marcos Mendes (PSOL) com R$ 500 mil e a bancária Renata Mallet (PSTU) com R$ 500 mil.

Já o pleito do Senado, para a vaga do senador João Durval (PDT), que deixa o posto no próximo ano, poderá ter um gasto de R$ 54,5 milhões. Diferente da lógica do oponentegovernista, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) declarou um teto maior do que o dos seus demais concorrentes.

O PMDB, conforme os dados do TSE, poderá custear a campanha em torno de R$ 28 milhões, seguido do vice-governador Otto Alencar (PSD) com R$16 milhões, a jurista Eliana Calmon (PSB) com R$ 8 milhões, Idalba Marins (PEN) com R$ 2 milhões e o servidor público municipal, Hamilton Assis (PSOL) com R$ 500 mil.

A eleição para governador, este ano, comparado há quatro anos, ficou R$ 45 milhões mais cara. Segundo dados do DivulgaCand de 2010, os concorrentes no pleito passado estipularam um gasto de, no total, R$88,5 mi. Os líderes de teto foram o governador Jaques Wagner (PT) – R$ 33 milhões–, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) – R$ 30 milhões – e o ex-governador Paulo Souto (DEM) – R$ 25 milhões.
Os três candidatos mais bem posicionados nas últimas pesquisas de intenção de voto deixaram para registrar as coligações majoritária e proporcional de última hora: Lídice da Mata (PSB), Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM). Os demais partidos como o PSOL de Marcos Mendes e o PSTU de Renata Mallet foram os primeiros a darem entrada na documentação necessária. Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) também ingressou com seu registro.
Com o prazo encerrado, serão seis os postulantes à vaga de Jaques Wagner (PT) no Palácio de Ondina. As coligações majoritárias ficaram definidas da seguinte forma: o PT capitania a coligação Pra Bahia Mudar Mais, junto com o PP do vice João Leão e o PSD de Otto Alencar, além do PDT, PR, PCdoB, PTB, PCdoB, PHS e PMN – esses dois últimos fechariam com Souto, mas, de última hora, os petistas abocanharam o apoio, desfalcando os democratas. No ato também foram entregues as propostas de campanha. 
A oposição, encabeçada por Paulo Souto (DEM), seguirá com 14 partidos e com aproximadamente 5 minutos da propaganda no rádio e na televisão. Além do DEM, cabeça de chapa, estão juntos ao grupo democrata o PMDB, cuja indicação de Senado foi do nome de Geddel Vieira Lima, o PSDB do vice Joaci Góes e o PSC, PROS, PTN, SDD, PRB, PV, PRP, PPS, PT do B, PSDC e PTC.
A coligação, cujo padrinho é o prefeito ACM Neto (DEM) e o presidente é o candidato a deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), recebeu o nome de “Unidos pela Bahia”.
A senadora Lídice da Mata (PSB), possível portadora de dois minutos na propaganda eleitoral, deu o título de “Um novo caminho para Bahia” para a coligação junto ao PSL e PPL.
Outro conjunto é o de Da Luz (PRTB). O seu partido se juntou com o PEN, detentor da indicação de Idalba Marins para o Senado na corrida eleitoral da coligação Por uma Bahia Livre e Justa. Mendes do PSOL e Renata do PSTU seguirão isolados para a disputa e não fecharam acordos. Os três últimos terão pouco mais de um minuto para horário eleitoral.

(TRIBUNA DA BAHIA)